sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nise da Silveira


"O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito." Nise da Silveira

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Desenhando com o lado direito do cérebro

"Você tem dois cérebros: um esquerdo e um direito. Os estudiosos do cérebro atualmente sabem que o lado esquerdo do cérebro é o verbal e racional; ele pensa em série e reduz o raciocínio a números, letras e palavras... O lado direito do seu cérebro é não-verbal e intuitivo; ele pensa em padrões ou imagens compostas de 'coisas inteiras', e não compreende reduções, sejam números, letras ou palavras". (The Fabric of Mind, do cientista e neurocirurgião Richard Bergland)

Aplicando ao ensino do desenho recentes descobertas sobre o cérebro humano, a Dra. Betty Edwards apresenta neste livro um método infalível que permite a qualquer pessoa aprender a desenhar.

Exercícios básicos destinados a liberar o potencial criativo e a utilizar aptidões especiais do hemisfério cerebral direito proporcionam resultados surpreendentes em pouco tempo, mesmo para aqueles que jamais julgaram ter talento para o desenho.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida (Jung, 1920).


Aprendendo a fazer Origami




Primeiro aprendemos a fazer os "passarinhos". O mais legal foi um chamado tsuru (esse vermelhinho da foto). Aprendi também a fazer uma borboleta. No dia seguinte aprendemos a fazer origame modular, a estrela e a bola. Fiquei bastante empolgada, pois não acreditava que conseguiria fazer origamis.
Essa outra foto é de um origami modular muito bonito que vou pesquisar como fazê-lo.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Falta ao primeiro dia de Aula


Fiquei de coração apertado por ter que faltar ao primeiro dia de aula dessa disciplina tão legal e tão curta. Infelizmente, tive prova de hematologia. Como a própria professora disse, é um absurdo os professores marcarem provas nas semanas de optativas.